SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Alegrete do Piauí realiza I Plenária de Saúde Mental e discute sobre garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS

Saúde - 25 de Julho de 2022 - 16:05:17


...

Com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantia dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS”, o município de Alegrete do Piauí realizou nesta última terça-feira, 01 de fevereiro, a I Plenária Municipal de Saúde Mental.

O evento realizado pela Prefeitura Municipal na gestão da prefeita Lila Alencar, através das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, e do Conselho Municipal de Saúde, aconteceu na Câmara de Vereadores.

A leitura do regimento foi realizada pela enfermeira Janainna Antônia de Alencar Castro, presidente do Conselho Municipal de Saúde, que também conduziu os trabalhos e falou sobre o tema, explicando sobre a logística adotada.

“Essa Plenária vem como um marco, um divisor de águas nesta nova fase que estamos enfrentando diante da pandemia, onde é mais do que necessário falar sobre a qualidade de saúde mental. Ela vem dividia pelo eixo principal e mais quatro eixos, justamente para fortalecer e garantir as políticas públicas, vendo o SUS, o cuidado de saúde mental tanto em liberdade, como também o respeito aos direitos humanos. Vamos ter uma manhã produtiva, com debates, e propostas voltadas para a nossa realidade, e hoje, contamos com profissionais de vários setores. Vemos neste cenário de pandemia que mais do que nunca deve-se falar sobre a qualidade da saúde mental das pessoas e famílias como um todo”, explica Jannaina.

Após apresentação, os grupos se reuniram e debateram sobre os eixos temáticos da plenária – Eixo Central: A política de saúde de mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS; Eixo I: Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; Eixo II: Gestão financiamento, formação, participação social na garantia de serviços de saúde mental; Eixo III: Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade e o Eixo IV: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Após a formulação de propostas para a melhoria dos serviços voltados a saúde mental, as mesmas foram apresentadas na plenária final e aprovadas.

Na ocasião, foram escolhidos os delegados representantes do município para participarem da etapa estadual. São eles: Ramon, Francisco, Rayane Coelho, Luis, Aryane Santos e Anna Carla.

Delegados Eleitos

Por fim, a secretária de Saúde, Anna Carla avaliou o evento: “Estou muito satisfeita com a nossa I Plenária de Saúde Mental. Nós temos algumas limitações por conta dos casos de covid que estão aumentando, como também de outros vírus que circulam no Estado, mas dentro das nossas limitações foi satisfatório o nosso público. Eles foram bastante participativos, e tivemos a colaboração das assistentes sociais e psicólogas do município, e eu estou bem satisfeita com o trabalho realizado”, disse.

Anna Carla

_Presenças

Participaram do evento, a secretária de Saúde, Anna Carla; a psicóloga Rayane Coelho; a secretária de Assistência Social, Ariane Santos; a psicóloga Vanessa Marques; Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias, profissionais do NASF e representantes das secretarias de Assistência Social e Educação.

Cidades na Net