SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

CMDCA de Alegrete do Piauí abre inscrições para eleição do Conselho Tutelar; veja edital

Educação - 05 de Abril de 2023 - 10:12:29


...

Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Alegrete do Piauí divulgou nesta quarta-feira, 05 de abril, o edital do processo unificado para a eleição dos conselheiros tutelares.

Serão 05 conselheiros eleitos para um mandato de 04 anos, com o objetivo de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes no município.

As inscrições serão realizadas presencialmente na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no período de 10 de abril a 03 de maio.

O edital estabelece o cronograma de ações e designa todas as etapas do processo eleitoral, incluindo os pré-requisitos e documentos necessários para os interessados em concorrer aos cargos.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL COMPLETO

O processo de eleição do Conselho Tutelar de Alegrete do Piauí ocorrerá em quatro etapas.

A primeira etapa será a inscrição dos candidatos para o registro de suas candidaturas.

Na segunda etapa, haverá a capacitação dos candidatos e aplicação de prova de conhecimentos específicos de caráter eliminatório.

Os candidatos habilitados participarão da terceira etapa, que consiste na apresentação pública dos mesmos em uma sessão aberta à comunidade e amplamente divulgada.

Por fim, a quarta etapa será o sufrágio universal e direto, onde os eleitores do município que tiverem domicílio eleitoral fixado dentro de prazo de 90 (noventa) dias anteriores ao pleito poderão votar pelo voto facultativo, uninominal e secreto.


Ariane Santos

Secretária Municipal de Assistência Social, Ariane Santos, destacou a importância do Conselho Tutelar para a promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes no município. A secretária ressaltou a necessidade de candidatos comprometidos com a causa e que estejam dispostos a atuar de forma responsável e dedicada em prol do bem-estar da população infantojuvenil.


A eleição dos conselheiros tutelares é uma oportunidade para a sociedade civil participar ativamente na defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Alegrete do Piauí.

O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes espera contar com uma ampla participação da comunidade na escolha dos conselheiros que irão compor o novo mandato.

De acordo com o edital, a divulgação do resultado das candidaturas deferidas está prevista para o final de junho.

Já a eleição ocorrerá no dia 01 de outubro, e a posse dos conselheiros eleitos ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2024, em cerimônia oficial.

Ainda de acordo com o edital, é fundamental que todos os candidatos estejam devidamente habilitados e cumpram os requisitos estabelecidos para garantir a transparência e legitimidade do processo eleitoral.

A gestão do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Alegrete do Piauí conta com o apoio da população e de todos os envolvidos na defesa dos direitos infantojuvenis.

Piauí em Foco