SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Ações de Meio Ambiente marcam o mês de março nas escolas municipais

Educação - 03 de Abril de 2023 - 09:19:58


...

Cientes de que a consciência ambiental é de extrema importância diante dos efeitos positivos para o planeta e para a qualidade de vida das pessoas, a Secretaria Municipal de Educação junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou, entre os dias 6 e 10 de março, diversas ações alusivas a Semana do Meio Ambiente nas Unidades Escolares de Alegrete, tendo como principais temáticas a preservação da água, a importância da reciclagem e a prevenção as queimadas.

Nas escolas ‘Creche Tia Osay Maia’, ‘Creche Mãe Maria’, ‘João Jacob de Araújo’, ‘Pedro Cazé’ (do infantil ao 2º ano) e ‘Joaquim Pereira Filho’, os trabalhos foram realizados junto ao público infantil até o 2º ano, detalhando a importância da água, sua utilidade e preservação.

Inicialmente foram realizados estudos e pesquisas para a elaboração dos materiais utilizados na realização das atividades (painéis, aula prática, produção de cartazes, pulseiras, faixas, brincadeiras com datas, dinâmicas e etc ). Por meio da orientação das coordenadoras, todas as equipes escolares e professores envolvidos no projeto se reuniram para realização de reuniões para discussão da viabilidade dos projetos que pudesse facilitar a compreensão sobre a relação direta da a importância da água em nossa vida e de todos os seres vivos. A partir disso as atividades foram  realizadas com o objetivo de conscientizar e sensibilizar os alunos e toda comunidade escolar para as questões de importância do uso da água e seu consumo consciente, buscando métodos de desenvolver atividades de menor impacto e repassar os conhecimentos de maneira espontânea e simples para os alunos a medida do transcorrer dos fatos.

Posteriormente, foi definido que as atividades seriam realizadas com os alunos da educação Infantil nas turmas de Infantil I, Infantil II A e B, e Infantil III, e o público do 1° e 2° Ano, cuja metodologia envolveu aulas teóricas e práticas relembrando a importância da água, nas quais foram abordadas as seguintes temáticas: curiosidades sobre a água; confecção de faixas, placas e pulseira abordando o tema; atividades sobre o uso consciente da água; apresentação musical com a temática água; comportamentos positivos e negativos sobre o uso da água mostrado; confecção de pulseiras ‘guardiões da água’ e confecção de um guarda-chuva da utilidade. Foram realizadas ainda rodas de conversas sobre onde encontramos água em nosso planeta, para que utilizamos a água, a poluição da água além de uma reflexão sobre as práticas que evitam o desperdício. Por fim, foram realizadas dinâmicas a fim de fixar o assunto abordado com as crianças com o intuito de obter o índice de aprendizado captado pelos alunos, com relação á atenção e importância dada ao tema abordado e realização de aulas práticas.

Durante essa semana também foram trabalhados, nas unidades Escolares Maria Juceneuda Maia, Tertuliuano Sanches Leal e Pedro Cazé, os impactos ambientais na perspectiva de sensibilizar os alunos e toda comunidade escolar para a importância da preservação e conservação do meio ambiente, buscando métodos de desenvolver atividades de menor impacto e repassar os conhecimentos de maneira espontânea e simples para os alunos a medida do transcorrer dos fatos. Posteriormente, foi definido que as atividades seriam realizadas com os alunos de cada ano, devido à faixa etária. Foram trabalhadas as problemáticas ambientais existentes atualmente no planeta, buscando implantar no público-alvo, medidas que possam alterar suas atitudes com relação ao meio ambiente, tornando-as aptas a ajudar o quadro atual do planeta, desenvolvendo medidas básicas sobre educação ambiental, poluição do ar, poluição do solo, poluição das águas e queimadas. Através de palestras e outras atividades, também foram debatidos temas como: a erosão e compactação, desmatamento, uso de agrotóxicos, condições climáticas entre outras. Por fim, foram realizadas dinâmicas a fim de fixar o assunto abordado com as crianças/adolescentes com intuito de obter o índice de aprendizado captado pelos alunos, com relação à atenção e importância dada ao tema abordado e realização de aulas práticas, bem como também o foco na palestra e sua temática abordada

Na escola Antônio  Gonçalo foram trabalhadas as aulas de campo como uma forma de levar os alunos a estudarem os ambientes naturais, objetivando perceber e conhecer a natureza por meio dos diversos recursos visuais, ou seja, levá-los ao ambiente propriamente dito para estimular os sentidos de forma lúdica e interativa.

Clique nos links abaixo e confira as imagens em todas as escolas!

Creche Tia Osay Maia

Creche Mãe Maria

Unidade Escolar João Jacob de Araújo

Unidade Escolar Joaquim Pereira Filho

Unidade Escolar Pedro Cazé (INFANTIL)

Unidade Escolar Maria Juceneuda Maia

Unidade Escolar Tertuliano Sanches Leal

Unidade Escolar Pedro Cazé (1º AO 9º ANO)

Unidade Escolar Antônio Gonçalo

Secretaria Municipal de Educação de Alegrete do Piauí - PI